segunda-feira, março 23, 2009

Brochura interior - Serviço Social numa Universidade Aprendente

Brochura seleccionada para o seminário de Serviço Social

Cartaz - Serviço Social numa Universidade Aprendente


















Cartaz seleccionado para o seminário de Serviço Social

sexta-feira, março 20, 2009

9º Relatório


Na nona sessão de estágio na Agência de Comunicação da UFP, o grupo Magma concentrou-se na pesquisa acerca do perfil dos adolescentes, dado que este é o público-alvo com o qual irá trabalhar para a campanha da PSP. Finda esta tarefa, seguiu-se uma reunião com os professores Fernanda Viana e Francisco Mesquita onde foram discutidos os dados recolhidos na pesquisa, assim como delineadas as primeiras ideias relativas ao conceito a desenvolver na campanha.
Além disso, ainda foi possível optimizar a nossa principal ferramenta de comunicação (BLOG) através da introdução de nova informação sobre trabalhos desenvolvidos nas sessões anteriores de Estágio. Não tendo mais nada para acrescentar, despedimos prometendo voltar, em breve, com mais novidades.

terça-feira, março 17, 2009

8º Relatório

Após algumas semanas na expectativa, de poder-mos vir a realizar algum trabalho para um cliente exterior ao universo da Universidade Fernando Pessoa, finalmente, as boas notícias chegaram.
Na sexta-feira, dia 6 de Março, o nosso grupo fez-se representar, na reunião com a subcomissária – Telma Fernandes pelos seguintes elementos: Bárbara Silva, Filipe Loureiro e Maria de Fátima Santos.
Neste encontro, assistimos a uma apresentação do Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP), efectuado pela Polícia de Segurança Pública (PSP). Desta forma, ficamos a conhecer melhor o tema, sobre o qual nos iremos debruçar ao longo das próximas semanas. Aos nossos elementos calhou-nos a tarefa de elaborar um plano de comunicação direccionado para a faixa etária definida como adolescente.
Foi com este ponto de partida que começamos a aula de estágio do dia 9. Por instrução dos professores, orientadores, iniciamos uma exaustiva pesquisa, com o propósito de conhecer o nosso público-alvo. Percorremos Blogs, canais de conversação, redes sociais na Internet, à procura da mais correcta catalogação dos grupos que naturalmente se formam nestas idades.
A quantidade de informação com que nos deparamos foi imensa, o que nos obrigou a levar para casa a tarefa de continuar a pesquisa. A esta, juntamos a intenção de entrevistar algumas pessoas que se enquadrassem na faixa etária em questão. Aproveitando o facto de um dos elementos do grupo, Cláudia, ter irmãos adolescentes, partiu dela a principal iniciativa em levar avante a inquirição.
O resultado deste trabalho prévio permitiu-nos encontrar o conceito com que iremos elaborar a nossa campanha. Este assunto será, com certeza, mais desenvolvido no próximo relatório…

segunda-feira, março 16, 2009

























Foi-nos solicitado para desenvolver um anúncio a ser publicitado na imprensa. Optamos por elaborar um "teaser", claro, feito dentro das nossas limitações técnicas, mas que julgamos surtir o efeito conhecido e pretendido. Fizemos duas versões deste teaser, uma com um modelo masculino, outra com uma modelo feminina, de forma a atingir o público-alvo definido como prioritário.


Este foi o resultado do segundo ensaio para a execução de um logótipo para o futuro semanário. Pronto, admitimos, resolvemos dar aso à nossa liberdade criativa :)